sábado, 21 de dezembro de 2013

Hoje dia 21/12/2013 faz 37 anos que Dato de Oliveira continua atuando nesse universo que tanto ama.


 Dato de Oliveira, paulistano, ingressou na aviação meio que por acaso. Sem saber exatamente que carreira seguir, foi apresentado ao universo aéreo aos 26 anos, bastante tarde para quem já sabe o que quer. Não era o caso dele que, até hoje, tem medo de altura. Um dia criou coragem e aceitou o convite para voar de avião, no extinto Aeroclube de Praia Grande, litoral de São Paulo. Até hoje, por motivos não decifrados ele não sabe nos dizer por que se matriculou em uma escola de helicópteros, sendo que seu primeiro voo foi de avião. Dato fez curso de Piloto Comercial de Avião, de Instrutor de Voo, de Piloto Agrícola e só após alguns anos de muito esforço e dedicação, conseguiu o tão almejado Curso de Piloto Comercial de Helicópteros. Recebeu em 2011, o Prêmio 14 Bis, da Aviação Brasileira como Instrutor de Pilotagem de Helicópteros e foi entrevistado no Programa do Jô, no mesmo ano, onde lançou seu livro intitulado Voar é a Segunda Melhor Coisa do Mundo. Hoje, dia 21 de dezembro de 2013, Dato completa 37 anos de aviação. No decorrer desses anos, ele sofreu cinco acidentes aéreos e um sequestro, também aéreo, com posterior resgate de detentos, num presídio. Coisas da vida...Dato continua  atuante nesse universo que  tanto ama, para nos contar suas histórias, peripécias e semear alegria à todos nós que admiramos e gostamos desse “ bitcho”.
         



PARABÉNS DATO DE OLIVEIRA !!!

POR DAIANE FORTES

terça-feira, 17 de setembro de 2013

II PRÊMIO H DE AVIAÇÃO


Dia 13 de julho na EAB- Expo Aero Brasil, ocorreu o II PRÊMIO H DE AVIAÇÃO.
Entre os homenageados estão o fotógrafo Ricardo Beccari, Cmte.Dato de Oliveira e o GRPAe- Grupamento de Rádio Patrulha Aérea de SP, popularmente conhecido como "Águia".


                              Dato de Oliveira recebeu o prêmio  na categoria "Personalidade do Ano"

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

A HELIBRAS, através do Clube do Piloto, lançou um concurso chamado História de Piloto. A história enviada pelo Cmte.Dato de Oliveira,que narra uma situação bastante crítica,vivida por ele,foi a vencedora.

"Era dia 17de janeiro de 2002,por volta das 12:30 h.Sou acionado para um voo panorâmico sobre São Paulo.Faço a Notificação de Voo e solicito o abastecimento para o PT-HNU, um HB350B, que ficava hangarado na antiga Aeromot,no Aeroporto Campo de Marte/SP.Com tudo pronto, peço à secretária para trazer os passageiros.Chegam dois rapazes bem vestidos ,sou apresentado à eles e pergunto se são de São Paulo, no que respondem que sim.Após a decolagem o passageiro à minha esquerda me pergunta onde fica o Shopping Guarulhos, no que respondo e ele solicita que me dirija para lá.Não estranhei,pois poderia ser uma referência para ele localizar sua residência, a de amigos ou parentes.Após passar pelo shopping, o passageiro sentado logo atrás de mim, quis saber o que tínhamos à nossa direita.Olhei e disse que era o Parque Ecológico do Tietê.Percebi,tarde demais,que a intenção era me distrair,pois quando me voltei,vi o passageiro da esquerda com um revólver.Ele levantou meu braço esquerdo, fazendo com que eu soltasse o comando coletivo ,  tirou meus fones de ouvido e pediu para desligar os rádios.Falei que faria o que eles quisessem, mas era para me deixar voar.Esse passageiro diz ao comparsa  para tomar conta de mim, no que sinto então,uma arma encostada na nuca.Aí veio a orientação: entrar  num presídio em Guarulhos para resgatar dois detentos.Mesmo avisando da proibição de sobrevoar presídios, eles insistiram e acabei entrando entre dois pavilhões.Toquei os esquis, numa quadra, sem completar o pouso.Um detento entra.Inicio a decolagem, na vertical e imediatamente a arma foi apontada para minha cabeça,junto com a solicitação para  que  eu retornasse.Entra ,então,um segundo detento que senta-se à minha esquerda, no lugar antes ocupado por um dos sequestradores.Ele pediu que eu tomasse o rumo da Rodovia Anhanguera.O tempo entre a chegada,os dois toques e a decolagem,foi de 28 segundos,conforme informação das autoridades,no local, fornecida aos órgãos de imprensa.Esse detento,me perguntou se o transponder estava desligado e me disse que quando pousássemos era para eu cortar o motor.Fiquei intrigado por ele conhecer termos relacionados à aviação.Só depois,num dos tantos depoimentos que tive que prestar,é  que fiquei sabendo que ele era piloto e  tinha seiscentas horas de avião.Esse fugitivo-piloto, me indica um campo de futebol de várzea,no município de Embu,onde  todos desembarcaram e se perderam na multidão que se forma,sempre que um helicóptero chega em locais descampados.Retorno ao Campo de Marte,de táxi.Eu não queria acreditar naquela triste realidade.Amigos estavam assustados,pois a notícia que chegara,para eles, era de que  haviam atirado em mim.Meu primeiro depoimento,dos seis que tive que prestar,foi no DEIC.Após meia hora de interrogação,o delegado entendeu que eu fui vítima.Acabei elogiado,pois ele disse que os marginais deram sorte em sequestrar um piloto experiente  e também, por estarem à bordo de um helicóptero Esquilo.Deu tudo certo.Para eles ,que fugiram e para mim,que continuo por aqui.Graças a Deus.Sempre."

sábado, 24 de agosto de 2013

Praia de Itaquitanduva, no litoral paulista.Verão de 1993...



Adquiram  já o seu livro: "Voar é a Segunda Melhor Coisa no Mundo" nas livrarias, Cultura, Saraiva, Realejo, e também na  loja BIANCH pilot shop e na livraria GO AHEAD´S, NO AEROPORTO CAMPO DE MARTE/SP