Aprendi a dar um rasante, sobre a pista, antes do pouso para espantar as emas, o gado e outros bichos que sempre resolviam passear por aquela área limpa. Aprendi que, muitas vezes, para decolar pesado de uma pista curta, era preciso pisar nos freios do avião, acelerar o motor a pleno, soltar os freios e dar o flap (superfície aerodinâmica que auxilia na sustentação), durante a corrida para a decolagem. Aprendi que, quando soa a buzina de stall ( perda de sustentação), o jeito é dar nariz embaixo ( nariz do avião, lógico!) para ganhar um pouco mais de velocidade e ficar atento aos obstáculos no final da pista. Aprendi que, antes de decolar, é preciso saber se, no destino, vai dar para pousar. Aprendi que, algumas vezes, por pane na bateria, era preciso calçar as rodas do avião, deixá-lo freado, acelerar pouca coisa, ligar a chave dos magnetos e depois girar a hélice, com as mãos para o motor funcionar.
E funcionava. Daí eu precisava correr para dentro da cabine com medo de que o avião, sem piloto, saísse sozinho. Aprendi que urubu é um perigo. Decolei de uma fazenda, no interior do Mato Grosso do Sul, e quando estava nivelando o avião, ouvi um barulho, uma pancada seca. Cheguei a ver o urubu caindo, depois de ele bater na asa direita do avião. Urubu aparece do nada. Você desvia de uns e outro aparece. Ao pousar no aeroporto de destino, dirigi-me à oficina de manutenção, para os devidos reparos na asa. Cada uma que se aprende!
To procurando este livro.....tem ai?
ResponderExcluirTo procurando este livro.....tem ai?
ResponderExcluirOi Cristopher, blza?
ExcluirA primeira edição esgotou e está para sair a segunda. Aviso por aqui.
Grato pelo interesse no livro.
Abraço 🚁
Oi Cristopher, blza?
ExcluirA primeira edição esgotou e está para sair a segunda. Aviso por aqui.
Grato pelo interesse no livro.
Abraço 🚁
Olá. Estou querendo o livro e não encontro. Como posso encontrar?
ResponderExcluirObrigada.
Aline